O Espetáculo da Modernidade: Reality Show
O "Reality Show" é um tipo de programa de televisão apoiado na vida real e que mostra a realidade de forma simulada.
Nesses programas, pessoas convivem em um lugar(casa, ilha e etc.) repleto de câmeras que filmam atitudes e comportamento dos participantes. Dependendo da proposta do programa, são oferecidos prêmios milionários para os participantes do "reality show". São exemplos de reality shows: "Big Brother", "Casa dos Artistas", "Survive" e "The Osbournes".
Em um dos capítulos do livro "Vernon God Little" de DBC Pierre*, a lógica do reality show é levada ao extremo. O autor narra a vida de um prisioneiro chamado Vernon, que espera no corredor da morte o julgamento de seu último recurso para que consiga a liberdade.
Neste capítulo há duas questões interessantes sobre a atualidade: uma é a polêmica sobre pena de morte e os possíveis erros que o poder judiciário possa cometer executando um inocente, e a outra é a questão sobre reality shows. No meio da trama, assistindo a tv, Vernon se depara com uma discussão inusitada sobre a produção de um "reality show" que iria transmitir para canais a cabo e internet a vida e o dia-a-dia de prisioneiros que aguardam no corredor da morte suas execuções.
Na realidade, o "reality show", é mais uma forma de manipulação da mídia. Segundo Gui Debord*, "toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação(Debord,1967,13). É o que pode-se observar nos "realities shows"; a realidade é representada.
Assistimos a uma espetacularização do privado e do cotidiano. Com o advento da "Indústria Cultural", a mídia passa a ter um papel alienante, ou seja produz programas e formas de entreterimento que visam aumentar o consumo, modificar hábitos independente da formação cultural de uma sociedade, educar e informar ultrapassando valores éticos e morais. " A mídia infantiliza. Uma pessoa (criança ou não) é infantil quando não consegue suportar a distância temporal entre seu desejo e a satisfação dele"(Chauí, 1995, 333)*.
Saulo Pedrosa da Fonseca Rios
Vide * Vernon God little- DBC Pierre
*A sociedade do Espetáculo- Gui Debord
*Convite à Filosofia- Marilena Chauí
3 Comments:
HULK, o incrível!!
seu nome não foi por menos. Seus textos estão show.
Desejo todo o sucesso na sua vida acadêmica, pois sou
conhecedor do seu potencial.
Forte abraço.
Jéssika e Perin
grande Hulk(esse eu nao conhecia, rs)
a midia hoje em dia é capaz de qualquer coisa para a manipulaçao e favorecimento do mercado, tudo é consumo, consumado etc.
todos que ali estao, frente a tv tem grande fragibilidade a ser influenciado por comportamentos, manias, modas e todas baboseiras que nossos camaradinhas que ali estao fazem,porra! poderiamos ter um "reality show" de boas maneiras,envolvimento político,ou a relaçao humana com a arte...muitos comportamentos humanos quando conhecidos, sejam eles de tribos, comunidades, grupos etnicos em geral, acrescentariam e mudariam muito as cabeças alienadas da populaçao....porque nao a mdia proporcionar isso e reconstruir talvez uma juventude "cabeça" com cultura e modos propicios para uma possivel mudança?!...estao eles com mercado e politica do nosso pais, ou ainda a esperança de contar com a midia??
todos contra nós...é saulin, tamo fudido...
fantastico o brogger
abraçao
E a própria vida
Ainda vai sentar sentida
Vendo a vida mais vivida
Que vem lá da televisão...
Postar um comentário
<< Home